18 de dezembro de 2011

Review Plants vs Zombies

Bom, mesmo sendo um jogo de 2009, eu acho que é um bom começo para mostrar o estilo das minhas reviews. Bom, vamos começar!

O jogo Plants vs Zombies foi publicado no ano de 2009, e até hoje em dia, continua sendo um dos melhores jogos estilo Tower Defense já criado, e, na minha opinião, o melhor deles. Para especificar um pouquinho, foi lançado para Windows e Mac no dia 5/5/09, e com o grande sucesso do game, decidiram fazer uma versão mais interativa para os sistemas iOS do iPhone e iPod Touch em Fevereiro de 2010, e logo após um pequeno tempo, veio a versão em HD para o iPad. Porém, não acaba por aí. Em 8 de Setembro de 2010, foi lançada uma versão na Xbox LIVE Arcade, incluindo novos itens e outros. Em Janeiro de 2011, foi lançada a versão para Nintendo DS, e em Fevereiro, veio a versão para o grande Playstation 3, e no mesmo ano, uma versão para Android exclusiva na Amazon Android App Store, em Maio. E finalmente, o último relançamento, foi feito para os originais Windows e Mac, contendo bônus adicionais de "Game Of The Year". Mas, ainda não acabou, pois a PopCap está planejando uma versão para Playstation Vita em Janeiro de 2012.




Gameplay:
Bom, chegou a melhor parte, o gameplay o jogo. Bom, começando, o game se resume em: Sua casa está sendo atacada por zumbis(que sabem escrever!)que querem devorar seu cérebro, e sua única defesa não é uma metralhadora, uma bazuca ou uma serra-elétrica, e sim, plantas! Você usa os mais diferentes tipos de plantas, de girassóis até catapultas de melancia congelantes, e cada uma tem sua vantagem e um ambiente em que é mais eficiente. No total, existem 49 plantas(40 pegas ao longo do jogo e mais 9 que podem ser compradas no "Crazy Dave's Shop").
Cada nível tem uma quantidade de zumbis, e cada cenário tem plantas que podem te ajudar a ganhar de forma mais fácil, confira aqui cada cenário e suas características!
Sempre na parte do cpítulo "-5", há uma bônus: na fase 1-5, o Wall Nut Bowling, na 2-5, Wak'a Zombie, no 3-5, os Mini Zumbis, no 4-5, um enigma dos Vasos, e no 5-5, um desafio em que você só poderá colocar Chompers e Cherry-Bombs. E sempre na última fase de cada cenário, há um desafio com todas as plantas que você ganhou no cenário inteiro(exceto na batalha contra o Zomboss).

Day:
O primeiro cenário de todos é o mais fácil, e apresenta as plantas e zumbis mais básicos. Você começa com apenas uma linha de defesa, e com 150 números de Sol, que são precisos para plantar os diferentes tipos de plantas. Mas, você começa também com apenas uma planta, a Peashooter, que é uma planta básica, e atira ervilhas contra os zumbis que estiverem na linha delas. A ervilha causa um dano razoável aos zumbis, e é a primeira planta que você pensará em usar para se defender. Os zumbis morrem com exatas dez ervilhas, e podem vir em diferentes números, começando com geralmente um, quando esse um morre, vem outro, até você ter matado pelo menos 3 ou 4 zumbis, e depois disso, eles aparecerão em maior número. O gramado irá se expandir e o jogo começará a ficar mais difícil, e você irá começar com apenas 50 de Sol e poderá ganhar mais usando Sunflowers(recomendável plantar pelo menos 8). Você irá pegar o jeito da coisa, e usar plantas mais fortes, como a Repeater, plantas explosivas, como a Cherry Bomb, plantas congelantes, como a Snow Pea, e até plantas carnívoras que engolem os zumbis, como a Chomper.

Night:
Após completar o cenário "Day", o dia passa, e fica de noite, o que torna o jogo mais emocionante, pois não há mais Sol caindo do céu. Mas por isso a PopCap fez as plantas feitas para se jogar na fase da noite, que são os cogumelos, e também os fizeram mais "baratinhos", e alguns inclusive custam simplesmente 0 de Sol! Mas não se engane, pois aqui aparecerão os zumbis mais fortes(comuns), e o mais irritante(na minha opinião)– o jogador de futebol americano. Mas vocês pensam que a PopCap queria facilitar botando plantas de zero Sol? O problema dessas plantas é que tem um limite de tiro, ou seja, elas só atiram após um inimigo chegar à uma distância dela, e a única que atira de longe se esconde quando algum chega perto. Outra coisa que fica difícil de lidar são as "Graves", ou seja, lápides de cemitério, que, sempre na "Final Wave", zumbis nascem e ficam mais perto de seus queridos cogumelos, e eles acabam indo para o estômago dos famintos zumbizinhos. Mas também existe uma planta que destrói as graves, a "Grave Smoothie".

Pool:
A mais legal de todas as fases(na minha opinião), é uma das que você tem mais opções de plantas, pois é acrescentada a "Lilly Pad", uma planta aquática em que você pode colocar outras plantas em cima, como as Peashooters ou outras. Nessa fase, aparecem os zumbis com uma bóia em forma de patinho, ou mesmo com Snorkel, e a situação não é tão fácil, pois zumbis de Snorkel só são vulneráveis quando se levantam para comer a planta, ou usando a Tangle Kelp, que suga os zumbis para baixo d'água e é uma das únicas plantas que não precisam ser colocadas encima das Lilly Pads. O pior desse cenário é o fato de zumbis literalmente emergirem das águas da piscina na "Final Wave", assim como acontece com as Graves no cenário Night. E o pior, não há como impedir isso, então procure colocar alguna Tall Nuts na água ou Tangle Kelps, pois os que nascem geralmente são de cone ou balde.

Fog:
O chato cenário do jogo, na minha opinião. É basicamente a fase da piscina de noite, ou seja, tragam os cogumelinhos de volta, e agora também existe um cogumelo marinho, que custa 0 Sol, atira a curta distância e ainda demora a carregar. Mas isso não é a parte "podre" do cenário, é a neblina, que atrapalha a visão de onde chegará o primeiro zumbi ou onde você coloca os cogumelinhos, mas felizmente existe a Plantern, que ilumina o cenário, ou os Blovers, que sopram a neblina. Os zumbis que aparecem nesse cenário são os mais irritantes, como o mineiro, que atravessa o chão, e um que voa, o do balão. Mesmo sendo um pouco chata, é até um pouco divertida. Existe uma planta que atira para traz, e consegue matar os mineiros.

Roof:
O telhado é o último cenário e na minha opinião, o mais difícil, e as plantas que se usa nesse cenário são as catapultas, pois a inclinação do mesmo faz com que as ervilha que vão em linha reta baterem no telhado antes de chegarem até os zumbis. Existem três tipos de catapultas, as Cabage Pults, que atiram repolhos que causam um dano normal aos zumbis, as Corn Pults, que atiram milhos que causam um dano leve aos zumbis e às vezes, manteigas que congelam os mortos-vivos e tiram um dano normal, e a de melancia, que causa um grande dano aos zumbis, e pode acertar mais de um por vez. Os zumbis que aparecem nesse cenário são fortes e até gigantes, e logo após, há o chefão, o Edgar Zomboss, o chefe dos zumbis.


Modos de Jogo:
Os modos de jogo são tantos que o mesmo quase não enjoa de jogar. Primeiramente, há a opção Adventure, que é o modo história, citado anteriormente. Na versão de computadores, existem outros três modos para selecionar: Mini-Games, onde você joga jogos aleatórios, e inclusive alguns baseados em outros jogos da PopCap. Há também o Puzzle, onde você tem de resolver enigmas como o do vaso e um modo bem divertido onde você é o zumbi. E depois há o Survival, onde você deve sobreviver por um determinado número de bandeiras para vencer.
Por fim, há o Zen Garden, onde você rega, toca música, borrifa e ate dá chocolate para as plantas e assim você ganha moedas e às vezes diamantes. Existem três cenários: Uma estufa, onde você armazena as plantas diurnas, uma à noite, onde ficam os cogumelos, e um aquático, onde apenas ficam três tipos de plantas aquáticos.

Trilha Sonora:
Bom, a trilha sonora. Ela é simplesmente fantástica, as músicas são muito boas e combinam com o tema do jogo, e com o design e a interface do game. Cada cenário tem sua música própria, e assim como cada minigame também. Na verdade, até o Menu tem uma música, e ela em si é ótima. também há uma especial para os créditos, onde uma Sunflower canta uma música sobre os zumbis e plantas. A música se chama: There's A Zombie On Your Lawn, e tem uma duração de aproximados 2 minutos e meio.

Gráficos e Interface:
Os gráficos do jogo obviamente não foram feitos para chegarem perto do que vimos esse ano com Elder Scrolls V: Skyrim, ou chegar perto do Battlefield 3. Mas foi feito para ser divertido e às vezes até faz as plantas ficam bem "fofas". A interface especialmente da versão para iOS é muito boa, e a tela sensível ao toque é muito melhor para usar do que o mouse, principalmente no Wack'a Zombie. Mas a melhor parte dos gráficos do game é a água. O efeito da piscina é "glorioso", e muito realista, e fica melhor ainda quando se coloca uma planta na água.



NOTA FINAL: 9.1/10
Bons gráficos e design
Bilhetes engraçados e bom humor
Gameplay viciante
Variedade de modos de jogo
Ótima trilha sonora
Alguns mini-games quase impossíveis
Algumas plantas não possuem utilidade



Nenhum comentário:

Postar um comentário